Teoria
Aluna: Juliana Guedes
Projeto: Edifício sobre a água
Local: China, primeira obra do arquiteto construida na China.
Área Construída: 11.000 m²
É uma fábrica, uma das maiores produtos de cloreto de amônio e bicarbonato de sódio, tem uma área de dois quilômetros quadrados, e tem grande avanço tecnológia da produção.
O Lago onde o edifício foi projetado tem a utilidade de reservatório de água com 100.000 m², o edificio foi projetado em harmonia com a água, pois é o elemento mais importante no processo de produção de vidro.
O modo em que o edificio foi construído(sob a água) foi o processo totalmente inovativo para Álvaro Siza e também a sua forma curva que é diferente de todos os outros projetos do Arquiteto.
A obra é como se projetasse um dragão, pousado elegantemente sobre a água, e a forma das suas curvas sobre a água parece está em movimento com diferentes espaços, pavimentos e volumes.
O edifício se integra bem ao espaço e tem relação com o exterior inclusive iluminação natural.
COLOCAR FONTE
Perguntas:
1. De acordo com os métodos apresentados por Maufuz , qual(ou quais) os métodos podem ser identificados na obra do arquiteto objeto de estudo?
Inovativo, tipológico(talvez) COLOCAR A DEFINIÇÃO
2. Ele faz uso de analogias? Quais?
Sim, dentro do método inovativo contém o uso da analogia negativa e dentro do tipológico contém analogia ahistorica.
3. Como se explica essas analogias?
Analogia negativa: pelo fato do edificio projetar a forma de um dragão pousado sobre as águas, só que quando o edifício é visto na altura do olhar do ser humano, quando se é visitado sem ter conhecimento em relação ao que foi pensado pelo arquiteto a forma do dragão elegantemente deitado não é perceptível, pode ser perceptível a analogia criada pelo Arquiteto se o edifício for visto de cima, e o uso da água onde o edificio foi projetado usado com função de reservatório e também por a água ser um elemento principal na produção do vidro então por esse