Teoria
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Manutenção e Lubrificação
1. Introdução
Como toda a atividade que emprega equipamentos para alcançar a sua finalidade, as plantas industriais, precisam que estes equipamentos operem dentro de determinadas condições. Além disto com estes equipamentos são resultados de vultuosos investimentos, busca-se obter o maior retorno possível na sua operação, maximizando a disponibilidade. Para que isto ocorra é fundamental que haja uma bem montada estrutura de manutenção.
2. Conceito de Manutenção
A bibliografia especializada apresenta vários conceitos de manutenção. O conceito que é apresentado a seguir é, no nosso ponto de vista, o que melhor define a manutenção de equipamentos em geral:
Todas as ações necessárias para que um item (equipamento ou sistema) seja conservado ou restaurado de modo a poder permanecer de acordo com uma condição especificada.
Este conceito procura mostrar a abrangência da manutenção que contempla não somente as ações diretas sobre os equipamentos, mas também atividades de planejamento e engenharia e suprimento de materiais e peças de reposição. 3. Classificações da Manutenção
Também quanto a classificação da Manutenção, podemos encontrar na bibliografia vários modelos. Para os objetivos desta disciplina apresentaremos o modelo adotado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Segundo aquela Associação a Manutenção é classificada em:
Página 1 de 18
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Manutenção e Lubrificação
Professor: Leonardo Haerter dos Santos
Ano / Sem
2008 / 01
Manutenção Preventiva: abrange todas as ações tem por finalidade evitar a falha do equipamento ou sistema. Constitui-se basicamente de atividades de: · Inspeções;
· Ajustes e conservação, e
· Eliminação de defeitos.
Manutenção Corretiva: ações para reparo de falhas, ou seja repor o
equipamento