Teoria
Prof. Ms. Luiz Carlos Rodrigues Morenghi
Introdução à Administração da Produção e Operações
Esta unidade tem por objetivo apresentar o conceito elementar sobre a administração de produção e sua evolução histórica, permitindo que você possa compreendê-la e localizá-la no amplo contexto da engenharia. Você deve explorar ao máximo o material disponível e interagir com o tutor dentro do ambiente virtual para o esclarecimento de dúvidas e realização das tarefas.
Acesse o conteúdo da disciplina e bom trabalho!
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
Toda organização busca estratégias para conseguir vantagens competitivas. Em qualquer organização existem diversas atividades que são fundamentais, tais como atividades mercadológicas, gestão de pessoas, gestão financeira e produção. As atividades de produção existem e precisam ser administradas em todo tipo de organização, não apenas em organizações industriais, como possa parecer em uma primeira instância, pois toda organização, independentemente de seu ramo de atuação, possui produção. As organizações podem processar informações, materiais e consumidores. O processo produtivo pode ser traduzido em um modelo conhecido como modelo de transformação, que explica a transformação de recursos de entrada em produtos e serviços. As técnicas de administrar a produção, que tiveram sua origem nas indústrias, passam gradativamente a ser aplicadas também em outras formas de organizações, como as organizações comerciais e de prestação de serviço.
Material Teórico
Conceito de Administração da Produção e Operações
De forma geral, a expressão Administração da Produção e Operações refere-se às atividades orientadas para produção de um bem físico ou à prestação de um serviço. A gestão da produção e operações