teoria
Os princípios que fundamentam a administração são: Planejar, organizar, dirigir e controlar. O administrador tem que estar apto a analisar e conhecer os problemas soluciona-los, liderar, se comunicar bem, motivar pessoas, negociar e tomar decisões.
O bom desempenho da administração depende de que o profissional consiga ser um líder capaz de lidar com pessoas, negociando esse comunicando, tendo uma visão global da situação.
A necessidade de se organizar surgiu no século XIX onde estourou a Revolução industrial que foi a transição de nossos processos de manufatura, esta transição incluiu a transição dos métodos de produções artesanais para a produção por máquinas a fabricação de novos produtos químicos e de processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão e levou profissionais de todas as áreas buscarem soluções para problemas que não existiam ate então.
É importante citar que Henry Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador que são: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar o chamado (POCCC). Além de Fayol Frederick Taylor, Henry Fod e Max Weber contribuíram muito com a teoria geral da administração.
Administrar é o encanto de transformar recursos e competências em resultados extraordinários. Sem duvidas a administração foi a maior disparada do século XX, em relação ao desenvolvimento econômico e tecnológico que o mundo experimentou e promete continuar no futuro.
As três principais teorias ou “escolas” que formaram a teoria geral da administração foram: Teoria Clássica de Fayol, Teoria da Burocracia de Werber e a Teoria Estruturalista.
Taylor e seus seguidores se preocupavam em construí um modelo