TEORIA X e Y, HERZBERG, VROOM
Teoria X
Mc Gregor faz entre o estilo “x” tradicional, mecanicista, com o estilo “y”, moderno concepção sobre o comoprtamenteo humano.
Teoria x: Antiquada com convicção cheia de erros sobre o comportamento humano.
Pessoas indolentes, preguiçosas por natureza, falta lhe ambição, não assumem responsabilidades e gostam de viver na dependência. O homo egocentrico se opõem aos objetivos da empresa, não gosta de mudanças por medo do perigo, é dependente, incapaz, necessitando ser dirigido pela administração.
Essas são concepções naturais da teoria “x”, as pessoas são vistas apenas como recursos ou meio de produção.
A teoria X a administração tem os aspectos: A administração deve promover os recursos da empresa, com objetivos economicos, devendo conduzir as pessoas para atentder necessidades da organização, sendo esse pessoal passivos, persuadidos, punidos, coagidos e somente motivados por um bom salário ou punidos com demissão.
A teoria de X, é o estilo de administrar de Taylor, Fayol e Weber. Faz com que as pessoas façam das somente o que a empresa quer! A própia teoria das Relações Humanas em seu caráter é manunipulados suave, enganosa da Teoria X.
Teoria Y
Trata-se da modernidade, inovações (ao contrário da X), tem visões atuais e sem preconceito. As pessoas deve ter prazer ao trabalhar, sua aplicação , ter a mesma natureza de jogar ou descansar. Todos dever possuir, motivação e poder para desenvolver e assumir responsabilidades. Ameaçar o funcionário de puni-lo, não é o único método para atingir os objetivos da empresa. O homem médio aprender a aceitar, mas também procurar as responsabilidades com capacidade, eficiencia, a resolver os problemas delegados por superiores. Na modernidade, a intectualidade das pessoas são parcialmente utilizadas.
A teoria y por esses aspectos, tem um estilo aberto, dinâmico e democrático : A motivação desenvolve a capacidade assumir responsabilidades, propõe um jeito participativo com valores humanos e