Teoria E Sistema Psicol Gico II
Profª Ana Manuela Turma: 3002
Aluna: Sheila Diorato Goes
Exercício 01
1. O que representou o século XIX?E qual foi o resultado de tudo que ocorreu nesse século?
2. O que restou da destruição do mundo e de Deus, segundo Michel de Montaigne? O eu, responde Montaigne. Volta-se para si próprio, para sua consciência, e tenta desesperadamente encontrar nela a garantia da distinção entre o verdadeiro e o falso.
3. Como era visto o louco antes do século XVII? O louco antes do século XVII, não havia o louco como entidade diferenciada. O que se tem, nessa época, é a consciência da diferença, mas de uma diferença que não era perfeitamente delimitada.
4. Qual o ponto que chegou a consciência da loucura no século XVII? Se o que distingue o homem do animal é a racionalidade, o louco identifica-se com o animal. Daí as praticas de denominação da loucura, num certo período, terem adquirido características idênticas às empregadas para se domar um animal bravio.
5. Qual foi o ponto que chegou ao conceito do louco no século XVII? A partir da denuncia da loucura, surge à consciência dos seus modos de aparição. Esse é o momento em que a loucura emerge como objeto do saber e não apenas como diferença a ser segregada e asilada.
6. Fale sobre as praticas de denominação da loucura?
7. Porque Foucault afirmou que a loucura era produção do século XVIII? Através dos seus saberes, das praticas, das instituições etc., ou seja, na visão de Foucault, não significa que a loucura não existia, mas que ela foi fabricada, sendo que o grande fabrica foi o hospital e que o artesão foi o psiquiatra.
8. Como era visto o louco na visão do psiquiatra dentro do contexto sobre a psiquiatria? Era visto como um indivíduo perigoso
9. Relate o que era diagnostico psiquiátrico segundo Foucault? O diagnostico psiquiátrico, como salienta ainda Foucault, não era diferencial, mas