Teoria e Modelo de Desenvolvimento
SIMPLIFICADA.
William Ferreira da Costa Lima*
RESUMO
Este artigo tem como objetivo abordar de forma simplificada, um assunto um tanto quanto complexo, porém importante, tanto para a formação de futuros geógrafos, quanto para o entendimento de questões relativas à forma de desenvolvimento de cada região do nosso Planeta. Teorizar a respeito de desenvolvimento e mostrar os fatos que o comprovam (as teorias), serão as metas a serem alcançadas ao término da leitura deste pequeno artigo.
Palavras-chave: Teoria, Modelo de Desenvolvimento, Economia.
*Graduando do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e Cartografia
1. INTRODUÇÃO
Para começarmos a discorrer a respeito do proposto pelo tema do nosso artigo, é necessário que se deixe claro alguns conceitos que serão utilizados neste trabalho, e para isso acontecer, vamos pôr em evidência uma das palavras ápices do que será exposto: desenvolvimento.
Partindo do principio de que todas as palavras tem um significado inicial relevante para que seja criado um conceito aprofundado a respeito do tema, verifica-se que os dicionários de língua portuguesa falam que desenvolvimento é o mesmo que crescimento. Para a geografia o significado é o mesmo, mas esse crescimento vai muito além do que os olhos enxergam, e para compreendermos o que realmente é desenvolvimento, teremos que mergulhar fundo nos conhecimentos geográficos. A grosso modo, uma nação desenvolvida é aquela que possui recursos financeiros, estrutura, tecnologias de ponta e índices de pobreza baixos. Isso seria consequência de acumulo de capital, até mesmo porque é difícil falar sobre desenvolvimento e não falar em capital.
Um ponto
importante
para
alcançarmos
o
nosso
objetivo
é
diferenciarmos desenvolvimento econômico de crescimento econômico, e apesar de ter-se dito anteriormente que as duas palavras são sinônimas, temos que entender que nesse caso