Teoria Valor Trabalho
A Divisão do Trabalho
Jéssica Santos Fonseca
E-mail: jessicagirl_@hotmail.com
Jéssica Santos Fonseca
Profº Wellington Amorim
Universidade Federal do Maranhão
CCSO – Ciências Econômicas
Resumo:
Essa pesquisa tem como finalidade analisar a Teoria do Valor Trabalho dentre as classes sociais e sua evolução ao longo dos anos. O progresso da humanidade está ligado ao trabalho e, este tem sido modificado muito lentamente, através do desenvolvimento de instrumentos e técnicas que tornam o trabalho do homem mais produtivo. No decorrer da história, o produto do trabalho excedente deixou de pertencer ao trabalhador, sendo apropriado por diversas classes. O capitalismo por sua vez, fez-se necessário para redirecionar a economia, assim como, estimular o desenvolvimento das técnicas e métodos de trabalho, de modo que o trabalho seja mais produtivo.
Palavras-Chave: Trabalho. Valor. Capitalismo.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho objetiva nos mostrar de forma clara e direta a importância da Teoria Valor Trabalho dentre as sociedades na visão de alguns pensadores, tais como Adam Smith, Karl Marx e David Ricardo.
Smith defende que o trabalho é a medida real do valor de troca de todas as mercadorias, para Ricardo, o valor das mercadorias era determinado pelo trabalho humano, e para Karl Marx, a força do trabalho é medido pelos valores das mercadorias.
O objetivo das visões aponta para o mesmo fim, o trabalho é algo que constitui a existência humana e, portanto, o material da vida do homem independente da formação social. Para que o trabalho seja executado houve a divisão do trabalho como aprimoramento das habilidades inatas ou adquiridas dos indivíduos.
2 O SURGIMENTO DA TEORIA VALOR TRABALHO
Segundo Smith, a palavra valor tem dois significados: às vezes exprime a utilidade de algum objeto particular, outras vezes o poder de compra que