Teoria socialista
a) qual era a origem da situação de exploração da classe trabalhadora, segundo Marx? Estudando os modos de produção anteriores ou estranhos à civilização ocidental, Karl Marx concluiu, que antes que surgissem as primeiras civilizações, o modo de produção seria o “Comunismo Primitivo”. A humanidade vivia em tribos e a produção e o consumo seria coletivo, o que não gerava excedente de riqueza. Viviam então, em igualdade, mas também em escassez e na miséria. A partir da invenção da agricultura criou-se então a divisão social do trabalho, que por consequência gerou a divisão e diferenciação de classes. A parti daí aconteceram as lutas de classes ensejando sempre uma classe dominante. Surgiria então a exploração das classes dominadas e como consequência as lutas de classes. Cria-se então o Estado para garantir a preponderância da classe dominante. Sob esse modo de produção viveu a humanidade, no Oriente antigo o modo de produção Asiático, no ocidente o modo de produção Antigo, sucedido pelo modo de produção Feudal e finalmente pelo modo de produção Capitalista. O capitalismo era baseado na exploração do proletariado. A burguesia, classe dominante, remunerava mal o operário, a quem cabia uma parte menor do rendimento de seu trabalho, enquanto a parte maior deste valor era acumulada pela burguesia e reinvestida na produção, gerando sempre mais riqueza.
Segundo Marx “a concorrência entre as empresas as levaria a investir cada vez mais em máquinas, equipamentos e tecnologia e cada vez menos em trabalho humano”. (Apostila. p.44).
COELHO, Ricardo Corrêa. Apostila Estado, Governo e Mercado. P. 44
Especialização em Gestão Pública Municipal
b) qual era o papel do Estado e da ideologia na manutenção deste estado de coisas? “Segundo Althursser, o Estado exercia um papel repressivo na manutenção da ordem capitalista e tinha a função de manter a coesão ideológica da sociedade por meio dos aparelhos ideológicos do Estado. (Apostila. P.