Teoria relações humanas
Surge de um movimento em oposição às teorias de Fayol de Taylor, ao afirmar que o trabalho é uma atividade grupal e que os indivíduos têm outras motivações que não econômicas para o trabalho. A teoria das Relações Humanas só ganhou expressão após a morte de Taylor, a partir do início da década de 30. É uma teoria de gestão, fundada por George Elton Mayo na sequência das conclusões obtidas em diversos estudos realizados em várias empresas norte-americanas.
George Elton Mayo (1880-1949)
Médico e sociólogo Australiano; Fundador do movimento das Relações Humanas; Chefiou a Experiência de Hawthorne na fábrica da Western Eletric Company, em Chicago. Experiência de Hawthorne (1927-1932)
A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos (National Research Council), em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne. Sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção.
Primeira fase:
Na 1ª Fase da experiência, pretendia-se verificar o efeito sobre o rendimento dos operários. Para isso, tomou-se dois grupos em salas diferentes, que faziam o mesmo trabalho, em condições idênticas sendo, um grupo experimental ou de referência, que trabalhava sob a luz variável e o outro grupo, o de controle, que trabalhava sob a mesma iluminação o tempo todo. Para a surpresa dos pesquisadores, não foi encontrada uma relação entre as duas variáveis (iluminação e rendimento dos operários), mas sim a existência de outras variáveis como o fator psicológico.
Segunda Fase:
A 2ª Fase da experiência iniciou em abril de 1927, com seis moças de nível médio constituindo o grupo experimental ou de referência, separadas do restante do departamento apenas por divisórias de madeira. A pesquisa foi dividida em 12 períodos experimentais, onde foram observadas as variações de rendimentos decorrentes das inovações a que eram