teoria psicossexual
A concepção da composição da mente, segundo o Psicanalista Sigmund Freud, é composta de ID, EGO e SUPEREGO, que correspondem aos três estados de consciência: Inconsciente, pré-consciente e consciente. Freud enfatiza que a tarefa do psicanalista é ajudar o paciente a compreender quantos fatores do passado estão regulando o seu comportamento presente.
Em 1905, em seu livro Três ensaios sobre a sexualidade, descreveu seqüência típica das manifestações do impulso sexual, distinguindo as cinco fases: oral, anal, fálica, de latência e genial .
A fase oral tem início durante o primeiro ano e meio de vida. Os lábios, a boca e a língua são os principais órgãos de prazer e satisfação da criança; atos de sugar, de por as coisas na boca e de morder são ações prazeirosissimas para a criança. Se as necessidades orais forem satisfeitas, a pessoa crescerá psicologicamente saudável; se as necessidades orais forem frustradas durante esse período, o ego poderá ser incapaz de superar as necessidades orais frustradas.
Posteriormente segue-se a fase anal que é quando a criança está sendo ensinada a controlar as fezes e a urina, sua atenção se localiza no funcionamento anal. Por isso a região anal se torna o centro de experiências frustradoras e compensadoras.
Ser durante esse segundo estágio, sobrevierem muitas frustrações, devidas a um treino excessivamente severo de controle dos esfíncteres o ego poderá ser prejudicado