Teoria psicossexual do desenvolvimento
TEORIA
PSICOSSEXUAL
DO
DESENVOLVIMENTO
FREUD E O DESENVOLVIMENTO
PSICOSSEXUAL - CONCEITOS
Líbido – Energia psíquica associada às pulsões/ instintos de vida e particularmente às pulsões sexuais. Esta energia psíquica encontra, ao longo do processo de desenvolvimento, diversas formas de se realizar. Cada etapa do processo de desenvolvimento é caracterizado por modos específicos de realização da libido. FREUD E O DESENVOLVIMENTO
PSICOSSEXUAL - CONCEITOS
Psicossexual - Freud usa o termo psicossexual para se referir ao modo como a vivência dos nossos impulsos sexuais no confronto com o meio envolvente tem impacto psicológico no tipo de pessoas que viremos a ser.
FREUD E O DESENVOLVIMENTO
PSICOSSEXUAL - CONCEITOS
Zona erógena – Zona do corpo que, quando estimulada, permite níveis elevados de realização da libido e de prazer sexual.
Cada estádio do desenvolvimento é caracterizado pelo predomínio de uma zona erógena específica bem como por processos psicossexuais igualmente específicos.
FREUD E O DESENVOLVIMENTO
PSICOSSEXUAL - CONCEITOS
Fixação - Uma ligação extremamente forte a uma modalidade de realização da libido investindo-a numa pessoa, objecto ou actividade, que era apropriada somente nos primeiros estádios do desenvolvimento.
Deriva de um conflito mal resolvido e é uma perturbação ou uma cessação parcial do desenvolvimento que se traduz posteriormente em comportamentos que são característicos do estádio do desenvolvimento no qual ocorreu.
FREUD E O DESENVOLVIMENTO
PSICOSSEXUAL - CONCEITOS
Mecanismo de defesa que se traduz num retorno essencialmente simbólico a um estádio anterior do desenvolvimento no qual ocorreu uma fixação.
O indivíduo adopta
REGRESSÃO -
formas de comportamento características de estádios anteriores do seu desenvolvimento psicossexual, sobretudo os estádios infantis.
A regressão acontece frequentemente após uma experiência traumática. O Ego como que