teoria politica
Superior de tecnologia em Gestão pública
Disciplina: Teoria Política
Tutor presencial: Paulo de Sá
ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS
Nome: Andriely de Paula Melo RA: 7937698470
Nome: Raiany Barbosa Reis RA: 8132715678
Nome: Adriano Costa RA: 7937702477
Nome: Antulio Azarias RA:7933690814
Goiânia, 04 de junho de 2014.
ETAPA-1
O Estado é uma das mais complexas instituições sociais criadas ao longo da história. Para Max weber, Estado é “uma instituição política que, dirigida por um governo soberano, detém o monopólio da força física, em determinado território, subordinando a sociedade que nele vive”.
Neste sentido, podemos conceber que um Estado só existe a partir do momento em que o quadro administrativo de uma nação, em um movimento de organização e de soberania sobre determinado território, passa a deter o monopólio dos meios de violência.
Falando mais especificadamente, o Estado enquanto instituição social, além de possui o monopólio da força deverá garantir a manutenção das leis, da ordem e da estabilidade nacional, sendo responsável por promover o bem-estar da nação e responsável também por resolver seus conflitos internos e externos.
O estado, hoje, é uma instituição bastante recente, cujo surgimento está localizado no período renascentista ocorrido na Europa, e a partir do século XV, onde os indivíduos passam a se identificar muito mais com a figura do rei e transferir para ele a fidelidade antes focada nas comunidades, nas cidades e nos senhores feudais.
O rei torna-se o senhor absoluto do território nacional e estabelece todo um aparato administrativo, incluindo o monopólio da força e dos meios de coerção física destinado à organização e manutenção do território, em linhas gerais, temos a formação do Estado absolutista, onde a figura do rei personifica o Estado.
Com a Revolução Francesa e o pensamento liberal, passou a