teoria politica
Levando em consideração que cada qual viveu em épocas e contextos históricos distintos, e se sobressaindo como grandes pensadores políticos, tendo ainda, formulado características próprias e relevantes para a compreensão da definição de Estado Moderno.
1 NICOLAU MAQUIAVEL
Nicolau Maquiavel, nascido em Florença, Itália, em 03 de maio de 1469, (03/05/1469 - 21/06/1527), dedicou grande parte de sua vida ao desenvolvimento e entendimento das maneiras de governar e "manipular" o poder. Tendo como principais obras: O Príncipe, A Arte da Guerra, e a Mandrágora. Foi considerado um grande filósofo político, que ao refletir sobre a realidade de sua época, elaborou a teoria de como se constitui o Estado Moderno, sendo este o começo da ciência política, diferente do conhecimento político até então desenvolvido como uma ordem natural e imutável. A política passa a ser tida como uma ciência autônoma, e o Estado passa a ter suas próprias características: faz política, segue sua técnica e suas próprias leis.
O método utilizado por ele rompe com a tradição medieval ao fundamentar-se no empirismo e na análise dos fatos recorrendo a experiência histórica da Roma Antiga. Tendo como foco dos seus estudos, o Estado, mas Estado enquanto aquele capaz de impor a ordem, de instaurar um estado estável; de resolver o ciclo de estabilidad
Como ponto de partida e de chegada, ele defendia a realidade corrente, ou seja, a verdade como ela é, e não como gostaria que fosse, levando em consideração a natureza do homem e atuando na realidade efetiva.
1. VIRTÚ
“Para pensar a virtú e a fortuna mais uma vez Maquiavel recorre aos ensinamentos dos historiadores clássicos, buscando contrapô-los aos preceitos dominantes na Itália seiscentista. Para os antigos, a Fortuna não era uma força maligna inexorável. Ao contrário, sua imagem era a de uma deusa