Teoria Neoclássica
O foco principal de todo e qualquer processo de socialização está na interiorização da cultura da sociedade em que nasce e cresce o indivíduo humano. Dito de outro modo: é pela socialização que o mundo social – com seus diversos significados, hábitos de vida, regras, normas e valores morais, por exemplo – penetra na mente do indivíduo e passa a fazer parte de seu mundo interior.
O primeiro espaço de socialização é a família, e é nela que aprendemos as primeiras regras e valores morais do nosso grupo particular e da nossa sociedade. Na escola, aprendemos outras regras, valores e maneiras de comportamento social. A esses aprendizados se somam outros, advindos das relações que construímos com os nossos grupos de amigos, da influência dos meios de comunicação e da religião.
A socialização primária prepara o indivíduo para desenvolver os procedimentos básicos da vida cultural de sua sociedade: regras, normas e valores morais comuns à totalidade dos membros de uma mesma organização social. Já a socialização secundária diz respeito àqueles aprendizados relacionados ao modo de vida de um grupo ou categoria social especificamente.
Por fim, é pela socialização que nos tornamos membros de uma determinada sociedade e assimilamos sua cultura. É este processo, portanto, que propicia a construção da nossa identidade sociocultural, como também nos permite aprender os padrões culturais de outras sociedades.
Referências Bibliográficas
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
DIAS, Reinaldo. Sociologia Geral. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010, p. 144
OUTRO TRABALHO
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO –