Teoria Neoclássica da Administração
A Teoria Neoclássica da administração: consiste em uma junção de teorias que surgiram na década de 1950 e propuseram um retorno das abordagens clássica e científica da administração. Sua principal referencia foi Peter Druker. Os conceitos mais destacados são :
• ênfase na prática da administração;
• reafirmação relativa das proposições clássicas;
• ênfase nos princípios gerais de gestão;
• ênfase nos objetivos e resultados.
As decorrências da teoria neoclássica. Tipos de organizações:
TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
1) Quais as características fundamentais da Teoria Neoclássica?
Sua maior preocupação séria com a pratica administrativa, ação administrativa, sua ênfase é nos objetivos e resultados, buscar resultados em meio ao trabalho. Suas maiores característicassão:
Ênfase na pratica administrativa.
Reafirmação dos postulados clássicos
Ênfase nos princípios gerais da administração
Ênfase nos Objetivos e resultados
Ecletismo nos conceitos.
2) Explique a ênfase nos princípios gerais da Administração.
A Teoria Neoclássica da Administração estabeleceu normas de comportamento administrativo e os clássicos usavam como leis, o neoclássico buscava como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas.
O estudo da administração para alguns autores baseia-se na apresentação e discussão, ou seja, como planejar e se organizar para agir, toda organização precisa de um administrador por isso é essencial saber se planejar para a empresa, ou seja, a área ser bem sucedida. Quem dirige e organiza e controla as operações de um negócio são os administradores.
3) Explique a ênfase nos objetivos e nos resultados.
Quando buscamos resultados, traçamos um objetivo para concluirmos. Toda organização existe para alcançar objetivos e produzir resultados, é em função disso que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.
A ênfase e