Teoria Neoclassico
Teoria Neoclássica da Administração
SÃO PAULO
2012
Os postulados sobre as funções do administrador.
Os postulados apresentados pelos autores da Teoria Neoclássica é a afirmação de que todas as instituições são organizacionais e tem uma dimensão administrativa comum. Peter Drucker, um dos principais autores, define que existem três aspectos principais nas organizações: quanto aos objetivos, à administração e o desempenho individual.
Os neoclássicos também incrementam o conceito de organização formal, que consiste em um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. Seus princípios fundamentais são: divisão do trabalho, especialização, hierarquia e amplitude administrativa.
As principais características da administração neoclássica são:
1. Ênfase na prática da Administração: Os autores da Teoria Neoclássica buscam desenvolver seus conceitos de forma prática e tem como objetivo principal a ação administrativa.
2. Reafirmação dos postulados clássicos: Os Neoclássicos tem o objetivo de organizar os aspectos econômicos e concretos que englobam o comportamento das organizações, e para isso, buscam novas dimensões de acordo com as possibilidades da atualidade.
3. Ênfase nos princípios gerais de Administração: Os Neoclássicos estabelecem regras com o objetivo de encontrar soluções administrativas práticas. Acreditam também que os administradores são indispensáveis a qualquer empresa bem sucedida.
4. Ênfase nos objetivos e resultados: Toda organização visa o alcance de objetivos e resultados, e para galgá-los é necessário ter uma operação eficiente. A Teoria neoclássica dá ênfase nos fins o nos resultados buscando a eficácia.
5. Ecletismo: Os autores dessa teoria são bastante ecléticos, adotando critérios de outras teorias, por isso ela é considerada