teoria neoclassica
GOIÂNIA, 2014
DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I
PROFESSOR: EUGÊNIO
TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
GOIÂNIA, 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem a respeito de alguns assuntos relevantes dentro da Teoria Neoclássica da Administração, a qual não deixa de ser um resgate da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos e ao tamanho das organizações atuais.
O primeiro assunto a ser abordado é a apresentação das principais características básicas dessa teoria. Em seguida, o assunto levantado diz respeito à centralização e descentralização da autoridade, que se referem ao nível hierárquico que as decisões devem ser tomadas. Nesse momento, serão evidenciadas as vantagens e desvantagens tanto da centralização quanto da descentralização da autoridade.
Atualmente, o planejamento, a organização, a direção e o controle são apontados como funções básicas do administrador - outro tópico apresentado nesse trabalho. Como será visto adiante, o planejamento é a função que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-lo; a organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles; a direção está relacionada à atuação sobre as pessoas, as quais precisam ser dinamizadas em seus cargos e funções para alcançarem os resultados que delas se esperam; e o controle tem a finalidade de assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos.
Por fim, o último assunto apresentado refere-se às características básicas da Administração Formal, sendo elas: a divisão do trabalho, a especialização, a hierarquia, a distribuição da autoridade e da