TEORIA NEOCL SSICA
4.1 As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
1. Ênfase na pratica da administração.
2.Reafirmação dos postulados clássicos.
3. Ênfase nos princípios gerais da administração.
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados.
5. Ecletismo nos conceitos.
Vejamos cada uma dessas características Neoclássica.
1. Ênfase na pratica da administração.
A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração,pela busca de resultados concretos.De forma prática os autores neoclássicos desenvolvem seus conceitos visando principalmente a ação administrativa, essa teoria somente tem valor quando operacionalizada na pratica para que a mesma fizesse sentido.
2. Reafirmação dos postulados clássicos.
A Teoria Neoclássica é quase como uma reação à enorme influencia das ciências do comportamento no campo da Administração.Os neoclássicos pretendem reorganizar grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica de acordo com as contingências da época atual dando-lhe um aspecto mais ampla e flexível.
3. Ênfase nos princípios gerais da administração.
Com as normas estabelecidas pelos neoclássicos de comportamento administrativo as “leis” cientificas que eram utilizadas pelos clássicos como os princípios de Administração são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas praticas.O estudo da administração para alguns autores, como Koontx e O’Donnell,The Haimam e outros,baseia-se na apresentação e discussão de princípios gerais de como planejar,organizar,dirigir,controlar e etc. Alvin Brown chegou a coletar 96 princípios gerais da administração.
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados.
Toda organização existe,não para si mesma,mas para alcançar objetivos e produzir resultados como meio de avaliar o desempenho das organizações. Os objetivos são