Teoria neo classica
O tema que iremos abordar trata-se da administração por objetivos, APO como também é conhecia. A Apo foi desenvolvida pelo Austríaco, naturalizado americano Peter Ferdinand Drucker. Ele foi considerado por alguns estudiosos como o “guru” da administração do século XX. Autor de mais de 20 livros foi professor universitário, suas inovações de como aplicar as técnicas da escola clássica e neoclássica, influenciaram de forma significativa a administração em seu tempo e fora dele, pois até hoje são usadas em grandes empresas trazendo importantes resultados financeiros e organizacionais.
A preocupação de Drucker, não era apenas o aspecto político das empresas mais o social também fazia parte de seus estudos, pois sabia que os responsáveis pela tomada de decisões das organizações exerciam poder social sem que esse conceito ainda estivesse estabelecido, pois a gerencia em geral tinham a responsabilidade de supervisionar e cobrar os resultados esperados, seguindo passo a passo a divisão de trabalho e hierarquia deixada pelo grande pai da Teoria clássica da administração Henri Fayol. A escola neoclássica aonde encontramos a APO, sem dúvida é a redenção da teoria clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. A teoria neoclássica é exatamente a teoria clássica colocada na realidade das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
A administração por Objetivos ou administração por resultados, nada mais é do que processo administrativo de Planejar, Liderar, Organizar e Controlar, focando-se nos objetivos a serem atingidos. Na Administração por Objetivos, as metas não deveriam ser relacionadas apenas de forma geral (organização), mas que cada setor da organização se preocupasse em cumprir uma meta definida para alcançar o objetivo ou resultado esperado pela organização.
É bom ressaltar que Peter Drucker não