Teoria neclassica
A Teoria Neoclássica surgiu na década de 1950 diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. Enfatiza a preocupação dos administradores (empresários , diretores e principalmente gerentes).Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica,seja,como ponto de partida,seja como crítica para tentar uma posição diferente,mas a ela relaciona intimamente.Em outros termos a teoria neoclássica é exatamente a teoria clássica colocada no figurino das empresas de hoje,dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
Principais Vultus da Teoria Neoclássica são: Peter F.Drucker, Willian Newman,Ernest Dale,Ralph C. Davis,Louis Allen e George Terry.
Características Principais da Teoria Neoclássica
• Ênfase na prática da administração: Os autores neoclássicos procuram desenvolver conceitos de forma prática, utilizável, visando principalmente a ação administrativa,também objetivando resultados concretos e mensuráveis.
• Reafirmação relativa dos postulados clássicos: Como uma reação á influência das ciências do comportamento no campo da administração, os neoclássicos retomam os aspectos da Teoria Clássica adaptando-os a uma nova realidade de acordo com a conjuntura da época.
• Ênfase nos principio gerais de administração: Os princípios utilizados pelos clássicos como ‘’leis’’ cientificas são reanalisados como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. O s princípios gerais como: planejar,organizar, dirigir,e controlar são apresentados e discutidos como comuns a todos e qualquer tipo de empreendimento humano, e enfatizado como funções do administrador.
• Ênfase no resultado de objetivos: É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser estruturada, dimensionada e orientada. Contraponto a Teoria Clássica que preconizava a máxima eficiência, a Teoria