teoria narratva
*Lei da demanda
“as quantidades demandadas de um produto, por um período de tempo, serão maiores quanto menor for o seu preço, e vice-versa, permanecendo constantes as demais variáveis”.
*Oferta
A oferta pode ser definida como “as diferentes quantidades de um bem ou serviço que os produtores estão dispostos a vender, durante um período de tempo, a diferentes preços”.
A exemplo da demanda, as quantidades ofertadas de um bem qualquer também dependem de outros fatores como: preços de outros bens, preços dos fatores de produção (custos de produção) e a renda dos consumidores.
Também, a exemplo do que foi dito no caso da demanda, os economistas costumam considerar esses fatores inalterados e, então, analisam os efeitos das variações no preço sobre as quantidades ofertadas.
*Lei da oferta as quantidades ofertadas de um produto, por um período de tempo, serão maiores quanto maior for o seu preço, e vice versa, permanecendo constantes as demais variáveis”.
*Preço de equilíbrio
Suponhamos que o preço seja, inicialmente, fixado em R$ 200,00 o par. A esse preço, a demanda por sandálias de borracha será de apenas 1.000 pares por mês, enquanto a oferta será de 5.000 pares. Assim, haverá um excedente da quantidade ofertada sobre a quantidade procurada equivalente a 4.000 pares e, consequentemente, o preço começa a cair. Mas, note-se que, à medida que o preço cai, a quantidade ofertada vai se reduzindo e a demandada vai se elevando, reduzindo gradativamente esse excedente.
Preço de equilíbrio: Define-se como preço de equilíbrio àquele em que a quantidade de uma mercadoria, que os consumidores estão dispostos a comprar, é exatamente igual à quantidade que os produtores estão dispostos a oferecer.
Aula 6 - Conceito de elasticidade preços da demanda e da oferta e os tipos de mercados.
*Conceito de Elasticidade Preço
A abordagem do conceito de elasticidade serve para tentarmos entender e