Teoria Narrativa Jurídica
Fragmento 1
As constantes alterações e a forma de convívio no mundo contemporâneo deixam cicatrizes profundas para as gerações futuras. Convivemos com um crescente clima de separações. Afamília, considerada a célula mater da sociedade, rompe-se com a mesma facilidade com que se cria. O resultado deste rompimento, por vezes, pode virar objeto de contenda. Cabe ao judiciário interferir,com mão mais forte, e garantir a este inocente a melhor condição para o seu desenvolvimento.
Resposta = Texto dissertativo.
Fragmento 2
Alega a autora que esteve em uma das lojas da empresa requerida naocasião em que comprou uma televisão marca Baysinic, além de outros objetos. No mesmo dia, foi filmada de forma imperceptível e depois sua imagem passou a aparecer diariamente, com destaque entre outraspessoas, na RBS, canal 12, entre as 19 horas e as 21 horas, em propaganda promocional da loja. Por um período de trinta dias, a gravação produzida era transmitida em sua velocidade normal e depois passoua ser apresentada com maior velocidade, o que tornou as cenas jocosas.
Resposta= Texto narrativo.
Fragmento 3
Diante do quadro exposto, peço a Vossa Excelência a cessão da guarda para a progenitora, em razão dafragilidade emocional da menor. Em relação à guarda compartilhada, anteriormente deferida, fica clara a sua impossibilidade devido às contendas entre os litigantes, o que iria prejudicar odesenvolvimento da criança, que seria colocada em linha de confronto.
R= Texto injuntivo.
Objetivas
1) A respeito da tipologia textual na produção do texto jurídico, não é possível afirmar que
A) A narração e a descrição podem estar a serviço da argumentação
B) A descrição consiste em enumerar os fatos e as características que decorrem na linha do tempo para constituir um enredo.
C) A fundamentação de um determinado ponto