Teoria Musical para iniciantes
TOM E SEMITOM
Como vimos, a música ocidental possui um sistema compostos por 12 sons (notas) diferentes: sete notas naturais e cinco acidentais. Para se obter uma relação concreta entre os sons musicais foi criadaa uma unidade de medida, chama de Tom.
Tom é a unidade de medida musical, e é usado para determinar a distância sonora entre os sons musicais.
O TOM pode ser dividido em duas partes, que recebem o nome de SEMITOM. O Semitom, além de representar a metade da unidade padrão, também é a menor medida possível entre os sonos do nosso sistema musical. Para que fique claro, vamos explicar novamente utilizando comparações com outros métodos mais comuns do nosso cotidiano. Para se conseguir uma relação entre notas que tornasse possível a manipulação dos sons, foi criada uma medida de altura (grave e agudo) das notas. Essa medida possui uma unidade a que se deu o nome Tom. O Tom é simplesmente a medida dos sons em música, assim como temos o metro para medir as distâncias, o quilograma para medidas de peso e os minutos para medir o tempo, o Tom irá medir as frequências sonoras, ou seja, através da altura do som se estabelecerá uma nomenclatura. Então, o Tom é a distânia existente, por exemplo, entre as notas Dó e Ré - entre outras, como veremos logo adiante. Sendo que o mesmo pode ser dividido em duas partes, que serão chamadas de SEMITOM. O Semitom é o menor espaço existente entre dois sons musciais e essa é a medida que ocorre entre as casas da guitarra, ou seja, de um traste para outro.
O semitom é o menor intervalo possível entre dois sons musicais.
Falamos até agora dos setes sons naturais! Agora iremos tratar dos outros cinco sons a que nos referimos como Acidentes Musicais.
ACIDENTES MUSICAIS
Acidentes Musicais são as notas formadas através da utilização dos Sinais de Alteração. Estes Sinais simbolos que, quando colocados juntos de alguma nota natural, irão alterar a sua frequência (altura) criando assim o Acidente