Teoria microeconômica
1- Definições e elementos coadjuvantes da economia 2- Restrição Orçamentária e Curva de indiferença 3- Utilidade e Equilíbrio do Consumidor 4- Teoria da demanda e da oferta 5- Elasticidade 6- A função custo e produção 7- Estruturas do mercado 8- Referências Bibliográficas
Economia – Ciência que estuda a atividade produtiva. Focaliza estritamente os problemas referentes ao uso mais eficiente de recursos de materiais escassos para a produção de bens; estuda as variações e combinações na alocação dos fatores de produção (terra, capital, trabalho e tecnologia), na distribuição de renda, na oferta e procura e nos preços das mercadorias. Sua preocupação fundamental refere-se aos aspectos mensuráveis da atividade produtiva, recorrendo para isso aos conhecimentos matemáticos, estatísticos e econométricos. De forma geral esse estudo pode ter por objeto a unidade de produção (empresa), a unidade de consumo (família) ou então a atividade econômica de toda a sociedade. No primeiro caso, os estudos pertencem à microeconomia e no segundo a macroeconomia. A palavra economia, na Grécia Antiga, servia para indicar a administração da casa, do patrimônio particular, enquanto a administração da polis (cidade-estado) era indicada pela expressão “economia política”.
Modernamente, de acordo com os objetivos teóricos ou práticos; a economia se divide em inúmeras áreas: economia privada, pura, social, coletiva, livre, nacional, internacional, estatal, mista, agrícola, industrial etc.
Objeto da Ciência Econômica – Lei da Escassez econômica deve ser entendida como a situação gerada pela razão de se produzir bens com recursos limitados, a fim de satisfazer as ilimitadas necessidades humanas. Todavia, somente existirá escassez se houver uma procura para aquisição do bem.
As escolhas na economia:
* O que e quanto produzir
* Como produzir e
* Para quem produzir
Resumindo:
[pic]
Atualmente, a teoria