Teoria,metodo e Pesquisa
José Paulo Neto vai falar neste capítulo que para Marx a teoria é uma das modalidades do conhecimento, e que o conhecimento teórico é o conhecimento do objeto como ele é em si mesmo, e a teoria é a reprodução do pensamento, no momento real do objeto pelo sujeito e pesquisador .
Para ele o objeto tem sua existência objetivada, e que não depende do sujeito o objetivo do pesquisador vai além da primeira impressão, o método de pesquisa propicia o conhecimento teórico, partindo da aparência, visa alcançar a essência do objeto, e para o Marx é a sociedade burguesa.
A teoria é a reprodução, no plano do pensamento do movimento real do objeto,transposto para o cérebro do pesquisador é o real produzido e interpretado no plano ideal.
Deste modo a relação entre sujeito e objeto não é externa. O sujeito está implicado no objeto, e o seu papel é ativo, perceber não só a aparência mais a essência. O conhecimento teórico é o conhecimento do objeto de sua estrutura e a dinâmica do objeto de pesquisa. O sujeito tem o papel fundamental no processo da pesquisa em que ter o máximo de conhecimento criativo e imaginação, sendo capaz de criticar e revisar, apoderando-se da matéria para analisar suas diferentes formas de desenvolvimento.
Deste processo as técnicas de pesquisa são mais variadas desde analise documental e escolha de dados, qualificação, observação, por estes meios o pesquisador se a da matéria.
Após a morte de Marx as ciências sociais desenvolveram muitas técnicas de pesquisa com resultados diferentes, e todo pesquisador deve conhecer, e apropriar e dominar seu uso.
Toda conclusão de uma pesquisa é provisória, porque esta sujeita a comprovação correção e etc, é só depois de concluído e que pode descrever o movimento real.
Para a Marx é essencial distinguir o método de exposição e o método de pesquisa.
Marx não se deteve sobre o método por isso não publicou textos sobre os métodos de pesquisa, sua orientação era de natureza