teoria matemática da adm
A TGA recebeu muitas contribuições da Matemática sob a forma de modelos matemáticos para proporcionar soluções de problemas empresariais. Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas que simulam situações reais.
A Teoria Matemática aplicada a soluções dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO), sendo uma corrente que localiza e que enfatiza o processo decisório e o trata de modo lógico e racional através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.
A maior aplicação da Teoria Matemática está na Administração das Operações em organizações da manufatura e de serviços que envolvem atividades relacionadas com produtos e serviços, processo e tecnologia, localização industrial, gerenciamento da qualidade, planejamento e controle de operações. Os temas mais tratados pelas Administrações das Operações são as operações, serviços, qualidade, estratégia de operações e tecnologia.
Origem da Teoria Matemática na Administração
A Teoria Matemática surgiu a partir de cinco causas:
1. O trabalho clássico sobre Teoria dos jogos para a teoria estatística da decisão.
2. O estudo do processo decisório que ressaltaram a importância mais da decisão do que da ação dela decorrente. A tomada de decisão passou a ser considerada decisiva no sucesso de todo sistema cooperativo, que é a organização.
3. A existência de decisões programáveis que podem ser quantificadas e representadas por modelos matemáticos.
4. O computador para aplicações de técnicas matemáticas mais complexas.
5. A Teoria Matemática que surgiu com a utilização da Pesquisa Operacional (PO) no decorrer da Segunda Guerra Mundial no campo da estratégia militar. A Teoria matemática pretendeu criar uma ciência da Administração em bases lógicas e matemáticas que acabou produzindo a chamada Administração de Operações focada na administração manufaturas e de serviços.