Teoria Geral Dos Sistemas
634 palavras
3 páginas
Teoria Geral dos Sistemas (TGS) A TGS foi desenvolvida pelo alemão Ludwig Von, na década de 1950. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade. A importância da mesma é expressiva, tendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo, e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis externas e internas, que de alguma forma influenciam em todo processo existente na organização. Outro fator também de significativa importância é o feedback que deve ser realizado ao planejamento de todo processo. A teoria dos sistemas começou ser aplicada na administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores, sendo elas teorias científicas, teoria das relações humanas, teoria estruturalista e teoria comportamental oriúndas das ciências sociais, e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da informação nas empresas. Há uma grande variedade de sistemas e uma ampla gama de tipologia para classificá-los de acordo com certas características básicas.
• Quanto a sua constituição: Físicos ou concretos: compostos de equipamento, de maquinaria, de objetos e coisas reais (equipamento, objetos, hardware) .
Abstratos ou conceituais: compostos por conceitos planos, hipóteses e ideias que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas (conceitos, planos, ideias, software).
Na realidade há uma complementariedade entre sistemas físicos e abstratos. Os sistemas físicos precisam de um sistema abstrato para funcionar e os sistemas abstratos somente se realizam quando aplicados a algum sistema físico.
• Quanto a sua natureza:
Fechados: Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influência do ambiente e