teoria geral do processo
ACADEMICO: VÍTOR CÉSAR SOUSA BATISTA
O PENSAMENTO ECONOMICO DE ADAN SMITH, KARL MARX E JOHN M.
KEYNES
GOIÂNIA/GO
2014
VÍTOR CÉSAR SOUSA BATISTA
O PENSAMENTO ECONOMICO DE ADAN SMITH, KARL MARX E JOHN M.
KEYNES
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da N1, da turma A07, do curso de direito, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Professor: Paulo Borges Campos Jr.
GOIÂNIA/GO
2014
Nota inicial
Este trabalho visa apresentar três grandes pensadores: Adam
Smith, Karl Marx e John Maynard Keynes destacando uma breve biografia e a sua principal contribuição às teorias econômicas de nosso tempo. Esses autores escreveram sobre aspectos relacionados à economia de sua época.
Começamos por Adam Smith, o pai da economia. Suas ideias contribuíram muito para o desenvolvimento dessa ciência. Como era defensor do liberalismo econômico, para ele a força que levaria à melhor organização econômica, era totalmente contrária ao mercantilismo e contra a intervenção do Estado na economia.
Karl Max, o pai do socialismo, doutrinava objetivando favorecer as leis sobre as famílias (grupo de pessoas); a segurança social; o pleno emprego e a moradia. Seus pensamentos só tiveram sucesso após sua morte e principalmente no século XX. Era contra o capitalismo e considerava o Estado como principalmente da sociedade econômica, dirigida por um governo que decide o que, quanto e como produzir.
John Maynard Keynes, coloca o governo no centro da ação econômica para corrigir as distorções. Propôs o déficit público e seu financiamento através da emissão de títulos públicos, fazendo com que a economia volte acrescer. Pregou, em consequência, um crescimento do consumo,
uma
baixa
taxa
de
juros
e
o
crescimento
dos
investimentos públicos, medidas que implicavam a intervenção do
Estado.
Passemos, então, para a apresentação de um pouquinho da vida a
das