Teoria geral do processo
A administração é uma ciência com aproximadamente cem anos, foi a responsável direta ou indiretamente pelo aumento da riqueza ocorrido no começo do século passado e pela melhoria da qualidade de vida dos povos. Administração pode se definida como a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenha resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como às suas próprias. (CHIAVENATO, 1997, p. 10). Todo e qualquer tipo de organização requer administração para ser bem- sucedida.
Qualquer organização ao ser criada almeja continuidade da melhor forma possível, para que isso ocorra é necessário alguns mecanismos, dentre esses mecanismos estão as funções administrativas conhecidas como : planejar , organizar, dirigir e controlar essas funções estão intimamente relacionadas em uma interação dinâmica.
Neste trabalho traremos uma abordagem sobre a importância do instrumento controle, assim como suas principais características, tipos e ferramentas.
Na sua mais simples definição o controle pode ser visto como uma ferramenta importantíssima para a sobrevivência da empresa, que quando aplicada pode se detectar ocorrência de irregularidades.
O controle constitui a última função administrativa, ele verifica se a execução está de acordo com o que foi planejada, esta função esta diretamente ligada as outras funções do processo administrativo o planejamento a organização e a direção repercutem diretamente nas atividades do controle e nas ações empresariais.
Possuir excelentes controles internos é um pré-requisito para diminuir a ocorrência de fatos indesejados na Administração, é de suma importância para que se atinjam resultados favoráveis e se evite grandes