Teoria geral do estado
1.1. Discorra sobre a teoria contratualista do autor.
Para Kant o contrato é feito através de TODOS os indivíduos, o que representa um consenso, criando o Estado. O conteúdo desse contrato é abrir mão de uma liberdade anárquica para ter uma liberdade regulada pela lei positiva. (limite da liberdade). “abre mão de algo, para receber outro melhor”. O contrato é inquestionável. (não existe direito de resistência)
1.2. Diferencie o imperativo categórico e o imperativo hipotético.
O imperativo categórico consiste no “agir por dever”, ou seja independente do resultado. “agir como se a tua máxima possa se tornar universal” o que para ele pode-se entender como noção de justiça.
O imperativo hipotético é o “agir conforme o dever” ou seja, agir pelo resultado (sanção ou premio) – noção de utilidade.
1.3. Para o autor o Estado é um “bem” ou um “mal” do ponto de vista ético-político Justifique.
O estado deve garantir o ordenamento jurídico para possibilitar que cada um tenha seu próprio conceito de felicidade (dentro da lei).
1.4. Discorra sobre o contrato político originário de Kant.
1.5. Discorra sobre o Estado liberal no pensamento do autor.
Kant não apoia a ideia de um Estado eudemonista (que visa a felicidade dos indivíduos) e sim um estado que possibilite que cada um conquiste a sua própria felicidade. Ele divide o estado liberal em dois sentidos, o Jurídico: onde o poder político está regulado pela lei, e o sentido político: onde o estado deve garantir o ordenamento jurídico para que cada um tenha seus conceito de felicidade dentro da lei.
1.6. Disserte sobre o conceito de liberdade para o autor.
O princípio da liberdade é natureza, a regra é a justiça, a garantia é a lei e o limite moral/ético é não prejudicar o próximo.
2) Sobre Hegel,
2.1. Conceitue idealismo e dialética.
Idealismo: antes da realidade (real) existe a ideia (racional), o estado só existe enquanto ideia e é a partir dessa ideia que ele terá sentido.