Teoria geral de sistemas
Matheus Fischer e Felipe Martina
INF23 20/11/2012
a) COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
• Sistema de responsabilidade: Cada área possui um gerente que por sua vez tem grupos com analistas como responsáveis da equipe. Caso a equipe necessite de profissionais o analista comunica o gerente e o gerente toma as devidas providencias.
• Sistema de autoridade: Hierárquicas – PCCI(Pacient Care and Clinical Informatics) da Philips que fica responsáveis pela analise dos resultados mensais da empresa. Os diretores de cada área, ficam responsáveis por manter a organização em ordem em sua área especifica. Os gerentes se tornam responsáveis por organizar e manter o controle do setor a ele denominado. Analistas são responsáveis pelo grupo de trabalho determinado pelo gerente, determinando as Ordens de Serviços aos funcionários. Os funcionários são responsáveis pelo cumprimento das ordens de serviço.
Funcionais – A empresa é distribuída em diversas áreas, onde cada área possui seu diretor e cargos abaixo de acordo com a sua hierarquia, porém ambas as áreas possuem o mesmo objetivo final.
• Sistema de comunicações:
A comunicação é feita hierárquica, ou seja, segue a ordem de cargos do superior para o inferior. A comunicação se da através de e-mails, comunicação interna que no caso é um programa interno da empresa, e também através de reuniões.
• Sistema de decisão:
O sistema de decisões é feito pelos diretores e gerentes de cada área, que discutem e tomam as decisões cabíveis a empresa, e repassam ao PCCI da Philips. Depois de tomada as decisões, as mesmas são repassadas imediatamente aos colaboradores se a eles se referirem.
b) CONDICIONANTES:
• Fator Humano: Provem da alto estima e saúde cada colaborador, contando também com a organização e o comportamento que cada gerente deve exigir de seu grupo.
• Fator ambiente externo: além do sindicado das empresas de processamentos, outro ponto que