teoria geral de sistemas
Disciplina :teoria geral de sistemas
1.1 TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Para se entender adequadamente o escopo da Administração em sistemas de informação devemos, primeiramente, compreender os conceitos básicos de sistemas e a base filosófica que a norteia.
Atualmente, a palavra “sistema” é mal empregada, usada de forma indiscriminada e sem qualquer critério, originando, em especial nos meios empresariais, a confusão de usa-la como definição.Ou ainda, é usada para expressar determinadas situações dentro de um software.
Quando se fala de sistemas, um nome deve ser, obrigatoriamente, citado: Ludwing Von Bertalanffy, um dos mais importantes cientistas do século XX, que elaborou a teoria geral dos sistemas há mais de trinta anos e que nada perdeu em importância. Nasceu em 1901 e morreu em junho de 1972. Deixou mais de trezentos trabalhos publicados.Seus principais legados são: o “conceito organísmico”, a “concepção do organismo como um sistema aberto” e a construção da “Teoria Geral dos Sistemas”.
O conceito básico de sistemas de informação estabelece que todo sistema é um conjunto de elementos interdependentes em interação, visando atingir um objetivo comum.Teoricamente, há dois tipos de sistemas: aberto e fechado.O sistema aberto é o que sofre influências do meio e que, com suas ações, influencia o meio; o sistema fechado não sofre influências do meio nem o altera com suas ações internas.
No entanto, todo sistema pode ser decomposto em partes menores denominadas subsistemas.Os subsistemas são conjuntos de elementos interdependentes que interagem para atingir um objetivo comum, que ajudará o sistema a atingir o seu objetivo maior.Todo sistema apresenta as entradas de dados (input), processamento e saídas das informações (output) e feedback.Comparado a um ser vivo, entendemos que o sistema também possui um processo de evolução composto