Teoria geral de sistemas
CONCEITO DA TEORIA GERAL DE SISTEMAS
HIERARQUIA E CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS
ETAPA 2
PASSO 3
Os sistemas de informação dentro de uma organização tem como objetivo, promover uma ação estratégica e tomada de decisão com base nas informações estratégicas adquiridas, além de aprimorar os sistemas gerenciais, táticos e estratégicos da empresa.
As informações estratégicas podem ser qualitativas, quantitativas e mistas, no caso da ECT descrita no texto, as informações relevantes são em sua maioria qualitativas, o que torna o sistema mais complexo pois deverá trabalhar com base nos levantamentos históricos, por meio de simulações de resultados derivando múltiplas alternativas, ao invés de variáveis numéricas onde é possível o uso de cálculos matemáticos.
Cada organização deve avaliar e coletar, por meio de pesquisas, as informações estratégicas importantes para a criação de um sistema, e relaciona-los ao tipo de ação estratégica equivalente, para uma melhor tomada de decisão em seus diferentes níveis operacionais.
ETAPA 3
PASSO 2
Uma solução seria a implantação de um sistema que facilitaria na venda e verificação de disponibilidade e quantidade no estoque. Esse programa dispensaria algumas funções desnecessárias nesse ambiente de trabalho e diminuiria a probabilidade de erros, aumentando assim a precisão e diminuindo o tempo gasto para a execução da compra, e verificação de mercadorias.
Esse sistema facilitaria a ponte entre vendedor-almoxarife-gerente, pois o sistema já indicaria a disponibilidade dos itens solicitados pelo cliente, podendo dar uma resposta direta para que o mesmo não precise esperar a verificação dos itens. O sistema já enviaria uma resposta para o gerente que de pronto emitiria a fatura da compra para a efetuação do pagamento. O cliente retornaria ao almoxarife para a retirada de seus produtos perante a apresentação da nota.
A implementação deste sistema de informação faria com que o cliente obtivesse