Teoria geral de admistração
Amplitude administrativa, também denominada amplitude de controle ou amplitude de comando refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência eficácia. Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização). Quanto maior a amplitude administrativa, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada.
Obviamente, Organizações Altas são mais eficientes em termos de custos; contudo, depois de certo ponto, a amplitude pequena começa a reduzir a eficácia. O desempenho dos funcionários é prejudicado, pois os chefes não têm mais tempo para oferecer o apoio e a liderança necessários a todos. Pois fica mais difícil a comunicação entre lideres e subordinados.
A tendência atual nas organizações é de amplitudes maiores, ou seja, achatar e comprimir a estrutura organizacional, a fim de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações. Isso esta ocorrendo também por causa dos esforços de redução de custos, corte de “gorduras”, agilização do processo decisório, aumento de flexibilidade, aproximação dos clientes e autonomia dos funcionários.
Exemplo de amplitude de controle:
Empresa Catamarãs IGT (Ilha grande agência de turismo)
A Catamarãs IGT é uma empresa de médio porte. Está a 30 anos no mercado, do ramo de turismo e passeios náuticos. Eu sou guia de turismo dentro da empresa sou subordinada e tenho 1 líder direto e vários outros das outras áreas.
A empresa é uma organização de Achatada, com uma grande amplitude de controle, ai que se encontra o problema pois o número de subordinados e menor do que a amplitude de controle. E com isso os principais