Teoria geral da administração
• Evolução do conhecimento administrativo
A transformação da sociedade tem acontecido de forma progressiva, desde a pré-história até a Era do Conhecimento, onde no primeiro período, a relação social era quase inexistente, passando para o atual momento, onde as pessoas se organizam e dependem da sociedade para sobreviverem.
Essa evolução vem acontecendo de forma mais e mais veloz, onde a inovação é conseqüência do dinâmico mundo do conhecimento, e onde as formas de transmissão deste conhecimento vem exigindo das pessoas maior integração e adaptação. A transição social aconteceu e a economia tornou-se mais forte, ambos conseqüência da disseminação do conhecimento. O conhecimento adotou um caráter diferenciado ao longo dos anos. Antigamente, o conhecimento foi trabalhado sobre o pensamento individualista, objetivando a ampliação tanto da satisfação, como da ciência individual. Para uma melhor concepção deste processo evolutivo, se faz necessário buscar o entendimento sobre o surgimento da ciência administrativa e seu enriquecimento.
• Escola Clássica da Administração
A administração é uma arte e uma técnica que remonta aos primórdios da civilização e vai crescendo em escopo e complexidade na medida em que crescem as cidades, se organizam os Governos e surgem as grandes empresas.
Tal como conhecemos hoje, elevado ao status de ciência, a administração é o resultado da contribuição de inúmeros engenheiros, psicólogos, sociólogos, economistas, matemáticos estatísticos, contadores, advogados, entre outros.
No campo específico da administração das empresas, coube a dois grandes administradores o lançamento dos fundamentos de uma Teoria Geral da Administração, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração.
O primeiro deles foi o norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), com sua obra “Shop Management”, lançada em 1903, que teve uma repercussão enorme nos meios acadêmicos e empresariais.
O segundo