Teoria geral da administração
FALTAM CÉREBROS NO BRASIL: A FALTA DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS PODE COMPROMETER O CRESCIMENTO DO PAÍS?
RESENHA
Com crescimento econômico, aumenta a dificuldade das empresas de preencher cargos técnicos e operacionais. | Depois de um resultado significativo em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) do País mostrou aumentou no primeiro trimestre desse ano, uma alta histórica superando o recorde anterior. O mercado nacional expandiu e os brasileiros passaram a ganhar e consumir mais.
No entanto, muitos problemas ainda resistem. Apesar da mão de obra abundante, o Brasil não investiu em formação técnica, inovação e tecnologia na educação de base, e agora experimenta um déficit que o prejudica frente à concorrência de países estrangeiros, o que torna difícil dizer se o Brasil terá a força de trabalho de que precisa no futuro, onde o problema maior é a qualidade no conhecimento do profissional contratado para o desenvolvimento das tarefas da empresa e garantir a direção da empresa se irão obter bons resultados.
Em muitos setores, como o de engenharia e administração, a busca por profissionais especializados ou com competências específicas tem sido um desafio para as áreas de RH. Mas atrair e reter os profissionais mais promissores exige atenção de todos os envolvidos na gestão. A pergunta é: faltam talentos ou melhores formas de retê-los? "Tenho observado que muitas empresas não aproveitam os talentos que surgem, mesmo entre pessoas com pouca qualificação".
Entre as alternativas encontradas para reverter esse cenário, a maioria das empresas deve introduzir programas para capacitar os profissionais dentro da própria companhia. Contudo a má qualidade do ensino básico representa a principal barreira para o sucesso das ações para qualificação dos trabalhadores.
O estudo, que não cita dados específicos do mercado de tecnologia da informação, aponta que a falta de profissionais qualificados está hoje disseminada em praticamente todos os setores