teoria geral da administração
Tendo como base a Teoria Clássica/ cientifica da Administração com ênfase nas tarefas, análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; a empresa
Mcdonalds investe nos funcionários para manter um grau de satisfação e motivação da equipe ao longo do tempo, e entendem que investir no trabalho é algo que nunca acaba. No Estudo da fadiga humana as redes de lanchonete Mcdonalds tem como principal atrativo a disponibilização de uma sala chamada de Break, que na verdade é uma sala onde se tem computadores e recursos audiovisuais para treinar (aprimorar conhecimentos) e descanso dos funcionários. E outro atrativo que é, um período ou férias de 60 dias para o funcionário que completa 10 anos de média gerencia; desta forma pode-se concordar que o Mcdonalds utiliza o estudo da fadiga humana.
Na divisão do trabalho e especialização do operário, a empresa consegue dividir bem o trabalho entre os funcionários e disponibiliza cursos de nível gerencial para a especialização do operário.
Desenho de cargos e tarefas; No Mcdonalds, existe um nível hierárquico, onde se tem os funcionários da mão de obra especializada, depois vem um nível de gerenciamento. Na parte de mão de obra existe a parte dos atendentes, limpeza, montagem dos hambúrgueres e a parte de gerenciamento de todas as áreas.
Incentivos salariais e prêmios de produção: Os funcionários que se destacam, ganham um bônus salarial e tem sua foto exposta no mural dos melhores funcionários. Essa é uma forma de incentivo salarial e prêmio, que traz motivação para os funcionários se dedicarem mais.
Mudanças no perfil organizacional da empresa:
A marca passa por uma série de transformações. Uma das mais notórias mudanças implementadas pela maior franqueada do McDonald’s no mundo, foi tornar o cardápio da rede mais saudável. Hoje é possível, por exemplo, trocar as fritas de um combo por salada, e o McLanche Feliz passou a incluir uma fruta. Trata-se de um processo de reposicionamento da marca,