Teoria Geral da Administração
Módulo 4: Administração dos Serviços de Saúde
Unidade 1 – Teoria Geral da Administração
Aluna: Olívia Mundim de Souza
Tarefa nº 1: Teoria Geral da Administração
Administrar é a maneira de governar organizações ou parte delas, isto é, o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.
A história da administração é recente, a qual se desenvolveu lentamente ao longo do século passado. Enquanto ciência, data do inicio do século XX, só a partir dos estudos de Taylor que ela começou a ser estruturada. Apesar do trabalho sempre ter existido na história da humanidade, não existiam, até este momento, operários especializados e os produtos eram produzidos através do artesão. As indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.
Com o advento da Revolução Industrial, e automaticamente do trabalho assalariado, e o crescimento das cidades, desencadeia-se um processo social que afeta a vida das pessoas, obrigando assim, aos governantes a tomada de providências para sanar problemas sociais como: moradia, saúde, educação, etc. A Administração passou a ser vista como de fundamental importância para a vida e para as organizações, considerando-se que a sociedade em que se vive é totalmente organizacional.
A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas consequências geradas pela Revolução Industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação trazendo para o seu interior as bases de estudos científicos.
Cada teoria surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época, embora cada uma valorize uma ou algumas das cinco variáveis básicas da teoria geral da administração