TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Passo 1 (Individual)
1. Ler o texto Principais teorias e escola da Administração.
2. Assistir ao vídeo Fundamentos da Administração Taylor x Fayol.
Passo 2 (Equipe)
Discutir, em equipe, a respeito dos materiais vistos, anotar quais foram às principais verificações de Taylor e Fayol para a Administração.
Taylor foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho para aumentar a eficiência nas fábricas.
Suas principais teorias são:
Princípios científicos com o objetivo de instituir a prática administrativa científica, baseada em princípios e não no processo de tentativa com risco;
Divisão do trabalho, determinando através das regras, a divisão em diferentes etapas das diversas atividades;
Divisão de autoridade e responsabilidade, separando as tarefas de planejamento e direção daquelas selecionados à execução do trabalho;
Treinamento e seleção do trabalhador, permitindo a qualificação do mesmo, mediante seleção e aperfeiçoamento técnico;
Coordenação entre as atividades, articulação da atuação dos trabalhadores com os supervisores e administradores;
Fayol buscou uma visão geral da empresa e criou uma teoria global da ação administrativa, a teoria de Fayol tem base em seis funções básicas existentes na empresa:
Função técnica corresponde à atividade produtiva da empresa.
A função comercial abrange as tarefas de compra de mercadorias, necessárias ao desenvolvimento das atividades da empresa, assim como a venda dos bens ou serviços por ela produzidos.
Função financeira referente à atividade de obtenção e gerência dos recursos financeiros, em termos de dinheiro ou crédito.
Função contábil classifica e registro os fatos econômicos e financeiros ocorridos na empresa, com o objetivo de apurar seus bens, direitos e obrigações, lucros ou prejuízos.
Função de segurança visa a salubridade dos trabalhadores, condições de iluminação, temperatura e prevenção de acidentes e à