teoria geral da administração
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Centro de Ciências da Comunicação e Gestão – CCG
Curso de Administração
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Trabalho apresentado para I NP de produção científica sobre Abordagem Humanística da administração: Teoria das Relações Humana, na disciplina Teoria Geral da Administração do Curso de Administração do Centro de Comunicação e Gestão- CCG da Universidade de Fortaleza.
Orientadora:
Setembro – 2013
INTRODUÇÃO
Chiavenato (1999) afirma que a Teoria das Relações Humanas surgiu na década de 30, nos Estados Unidos, a partir da experiência de Hawthorne. Gerando uma grande revolução na Administração, com a Teoria das Relações Humanas surgiu um novo conceito para o administrador assim como um novo vocabulário, motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo, passaram a fazer parte na nova forma de administrar A teoria Clássica passa a ser fortemente contestada e a ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas.
A natureza do homem é estudada e uma nova concepção sobre o homem social surge, é obsevado que apesar de sua complexidade os trabalhadores possuem sentimentos, medos, desejos e necessidades. E que esta última gera motivações ao homem para que ele alcance suas satisfações por meio dos grupos os quais fazem parte. Também foi visto que a interação entre si que um supervisor eficaz é aquele possui habilidade para influenciar os trabalhadores, obtendo assim desempenho e alto compromisso com os objetivos da organização( CHIAVENTO, 1999).
Chiavenato (1999) e Motta e Vasconcelos (2008) descrevem que a experiência de Hawthorne permitiu o delineamento dos princípios básicos da Teoria das Relações Humanas, mostrando que o ser humano não é totalmente controlável e previsível e que existe sempre um grau