Teoria Geral da Administração
PLANEJAR
O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcança-los. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência.
O ponto de partida do planejamento é a definição dos objetivos a serem alcançados. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente, para afastar qualquer sombra de dúvida.
O planejamento é feito de maneiras diferentes nos vários níveis da organização. Por essa razão existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento: o planejamento estratégico, o tático e o operacional.
Planejamento estratégico: é o mais amplo e abrange toda a organização. Suas principais características são:
- Projetado a longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidas a vários anos pela frente.
- Envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir os objetivos globais da organização.
- Definido pela cúpula da organização situada no nível institucional e corresponde ao plano maior, ao qual todos os demais estão subordinados.
- Voltado para a eficácia da organização no alcance de seus objetivos globais.
Planejamento tático: é feito no nível departamental. Cada unidade organizacional deve ter o seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são:
- Projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
- Envolve cada