TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
As grandes fábricas e a preocupação com a eficiência atraíram a atenção de pessoas que lançaram as bases da ciência econômica e das teorias da administração. Adam Smith foi uma dessas pessoas, que mostrou grande interesse por questões de natureza administrativa. Sua análise da fabricação de alfinetes, com a qual faz a apologia da divisão do trabalho, é uma contribuição clássica para o entendimento das características, vantagens e problemas criados pela Revolução
Industrial. Ele observou que, na fabricação de alfinetes, a produtividade do trabalhador individual havia aumentado 240 vezes. No entanto, o trabalhador era ignorante e embotado.4O Em seu livro Elements of political economy, James Mill aponta a necessidade de reduzir ao mínimo o número de tarefas de cada trabalhador, a fim de aumentar a velocidade e a eficiência. Mill também se antecipou aos problemas que seriam atacados por Taylor, ao sugerir que tempos e movimentos deveriam ser analisados e sistematizados para produzir a combinação mais eficiente.
9.1- Eficiência
Adam Smith sugeriu, através de uma análise feita numa fábrica de alfinetes, a divisão do trabalho. Concluiu que, com este recurso, a produção aumentava muito (no seu estudo, em ate 240 vezes), devido à especialização específica de cada trabalhador conforme sua área de atuação.
James Mill enfatizou a idéia de que para aumentar a eficiência e a velocidade dos operários, era necessário reduzir ao máximo a quantidade de tarefas executadas por cada um. Além de destacar a análise dos tempos e movimentos dos operários para uma sistematização cada vez mais eficiente.
Usava-se o trabalhador apenas para sua força braçal. Por isso o aspecto intelectual do operário estava ficando defasado: a classe operária era ignorante.
1.3.1 EFICIÊNCIA
As grandes fábricas e a preocupação com a eficiência atraíram a atenção de pessoas que lançaram as bases da ciência econômica e das teorias da