Teoria geral da administração
Administração aumentar a Científica eficiência no ênfase nível operacional nas tarefas EUA > Taylor
Teoria clássica Aumento da ênfase na estrutura eficiência por meio da estrutura França > Fayol e do funcionamento da organização
EFICIÊNCIA > realizar um trabalho corretamente e de acordo com padrões pré-estabelecidos Administração científica: um conjunto de princípios baseado na busca constante pela máxima eficiência, que pode ser obtida por meio da divisão do trabalho e da conseqüente especialização do operário.
Imposição ao trabalhador da maneira rigorosa pela qual o trabalho deve ser executado. Todo possível trabalho cerebral deveria ser banido da oficina e centralizado no departamento de planejamento ou de projeto.
Dissociação entre o processo de trabalho e as especialidades dos trabalhadores. “Após a individualização das atividades ter sido considerada como meio de elevar-se a produtividade, o desempenho humano tornou-se apêndice da máquina industrial. O operário passou a ser visto como uma engrenagem da grande máquina em que se materializava a fábrica, e o seu lado humano, suas necessidades psicológicas, sociais , afetivas foram ignoradas em função da fixação por eficiência”
“A alienação é uma das mais perversas consequências trazidas pelo taylorismo ao trabalhador. (...) Quanto mais o trabalhador é especializado, maior é a sua alienação, pois ele naturalmente tende a isolar-se do ambiente que o circunda. Este isolamento é evidenciado pela perda da visão global do processo produtivo,