Teoria geral da administração
O resumo numa monografia representa uma "condensação" da monografia. Ele funciona justamente como um modelo ultra compacto da pesquisa realizada.
Devem estar presente no resumo as principais informações presentes nas monografias: deve conter algo da introdução, da metodologia, dos resultados e da conclusão do trabalho monográfico.
Assim, ele seria um sumário dos dados constantes na própria monografia.
A qualidade de um bom resumo monografico é avaliada pela capacidade de oferecer ao leitor condições de analisar o conteúdo da monografia sem a necessidade de leitura de todo o texto.
Um erro muito comum praticado por autores de monografias, e até mesmo em trabalho como os artigos científicos, ao redigirem seus resumos é torna-los demasiadamente prolixos. Um bom resumo deve ter no máximo 300 palavras, e não pode fugir, em hipótese alguma, do tema da pesquisa.
Outro ponto comum a todos os resumos é que geralmente ele é preparado em um único parágrafo.
Isto facilita a leitura do mesmo, sem riscos de se desviar do assunto.
Infelizmente, certas publicações científicas estão começando a exigir, na publicação dos resumos de artigo cientifico, que o resumo seja formado por parágrafos curtos.
Mas a regra continua válida na monografia: parágrafo único, seqüencial.
A partir de sua estrutura, o resumo necessitará demonstrar o objetivo geral e o objeto de pesquisa da monografia, assim como descrever brevemente a metodologia utilizada, apontar brevemente os resultados e enunciar a conclusão fundamental.
Tem-se que, os resultados conclusivos, no cômputo geral, estão presentes em três momentos em uma monografia ou um TCC, no resumo, na introdução e na conclusão propriamente dita.
É praxe, também, que o tempo verbal utilizado para a escrita do resumo seja o pretérito perfeito do indicativo, já que a pesquisa monografica já foi realizada e as conclusões já foram isoladas.
Por seu caráter profundamente sintético, o resumo de uma monografia não