Teoria geral da administração (introdução à administração)
Teoria Geral da Administração (introdução à administração)
Professor: Alexandre Santos
QUESTÃO 1:
Estabeleça uma linha temporal localizando os autores estudados (Weber, Taylor, Ford, Sloan e Fayol). Explique as relações entre os pensamentos desses autores, salientando como eles se influenciam e se complementam.
QUESTÃO 2:
Seis seriam as principais críticas feitas hoje à Administração Científica, sendo elas: visão mecanicista da organização, superespecialização do operário, visão microscópica das pessoas, abordagem incompleta da organização, limitação do campo de atuação e abordagem prescritiva e normativa sobre a organização. Há controvérsias sobre a pertinência dessas críticas. Escolha três críticas, explique-as e argumente sobre sua pertinência ou não enquanto críticas aos autores da Administração Científica, mais especificamente à Taylor.
QUESTÃO 3:
Uma das principais proposições da Administração Científica de Taylor é a divisão de competências, ou a divisão de cargos e tarefas, uma proposta alicerçada pela análise do trabalho e pelo estudo de tempos e movimentos. Segundo Prestes Motta, a divisão de competências constituía uma proteção ao operariado. Uma justificativa seria as péssimas condições de um trabalho não regulamentado. Outro argumento nesta direção é de cunho estruturalista.
- O que é a divisão de competências?
- Discorra sobre a divisão de competências como proteção ao operariado (sugestão: embase sua resposta nas justificativas acima). Se não concordares com esta perspectiva, argumente justificando seus motivos.
QUESTÃO 4:
Qual a relação entre a definição de cargos e tarefas de uma organização empresarial e administração burocrática proposta por Weber (escola de administração burocrática)? Permeie sua resposta com arguições sobre hierarquia, distribuição de objetivos e metas e comportamento das pessoas.
QUESTÃO BONUS:
Após a leitura do caso, responda às questões abaixo.
McDonald’s Corporation, talvez