Teoria geral da administração 1
Referência: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. MAXIMIANO, ANTONIO CESAR AMARU
A administração teve presente.
Introdução:
Vários fatos ocorreram na historia da administração e alguns deles foram o Arsenal de Veneza que já utilizava a contabilidade de custos, peças padronizadas e intercambiáveis. Outro fato histórico também no século XVI foi a publicação de Maquiavel que publicou um tratado sobre a arte de governar, em que ele enaltece as qualidades de um dirigente. E por fim e mais importante fato histórico foi a Revolução Industrial aonde ocorreram às grandes mudanças no cenário mundial tanto da administração como também nos conceitos de trabalho.
A administração esteve presente desde os primórdios da terra como forma de organização do homem, porém irei retratar alguns fatos já do século XV em diante que foram fatos importantes para a administração que conhecemos hoje.
Nos séculos XVI ao XVII, tivemos três fatos históricos que contribuíram para o desenvolvimento da Ciência da Administração fatos esses que percorrerão por vários e vários anos e estão presentes ate hoje.
Em Veneza no século XVI era uma cidade dominada por famílias de comerciantes que se juntavam como sociedades para explorar oportunidades de negócios. Entre as praticas exploradas pelas sociedades Venezianas incluíam-se: • As sociedades de Famílias para constituir empresas, por meio de contratos de duração limitada, que fretavam navios para o comercio internacional. • Entrega de mercadorias consignadas para distribuidores, que recebiam comissões sobre vendas. • E o uso de livros de contabilidade e do sistema de partidas dobradas. Alem do forte comercio, Veneza era também uma cidade de guerreiros. No ano de 1436 foi criado o Arsenal de Veneza, o Arsenal em si foi a maior fabrica do mundo naquela época, ela contava com cerca de 2000 operários. O Arsenal tinha grande eficiência na construção de navios pois utilizava já alguns métodos como