Teoria geral da administracao
Francielly Honorato Hert
WOMACK, P. James; JONES, T. Daniel; ROOS, Daniel
Na década de 50 um jovem engenheiro japonês eiji toyoda saiu para uma peregrinação em vuma fabrica na cidade de Detroit para representar a segunbda passagem da família que já havia visitado a Ford em 1929. Logo depois da segunda guerra mundial, surgia no Japão o sistrma de produção enxuta que se deve a ter pessoass, um deles e o mestre das invenções toyoda sakichi, seu filho toyoda kiichiro e o principal executivo, o engenheiro taiichi ohno. Com eles uma nova industria se desenvolvia junto com novas maneiras de produzir.
Este sistema utiliza menos recursos produtivos e produz em maior quantidade buscando perfeição e alinhando as atividades que agregam valor ao produto, trabalha com estoque mínimo e baixa ocorrência de defeitos com maquinas mais flexíveis e automatizadas. Exige qualificação do colaboradores trazendo responsabilidades para os mesmos . ohno, implantou moldes de set-ups que proporcionava economia de teempo exato a fim de eliminar praticamente todos os estoques.
A base da produção enxuta visa a eliminação de três principais desperdícios, como a super produção que e a maior fonte de desperdício, tempo de espera, que refere-se a materiais que aguardam em filas para serem processados, e transporte, que não gera valor agregado no produto. Conclui-se que este sistema trouxe impactos para todo o mundo, pois integra todo o processo desde o fornecimento ate o recebimento do produto final pelo cliente. A segunda parte vdo livro contribuiu muito para as industrias automobilísticas da época mas, também para os dia de hoje, e possível adotar o sistema de produção enxuta dentro dos vários ambientes da empresa, para se tornar rápido e eficaz. Assim as empresas aumentam seus lucros a partir do momento que aumentam a sua produtividade. As empresas que dominm a produção enxuta apresentam vantagens competitivas pois podem ampliar sua variedade de produtos,