teoria geral da adm
(1856-1915)
A expansão da indústria levou à grande migração interna e externa, principalmen mente européia, elevando a população e a oferta de mão de obra.
Essa mão de obra era desqualificada e, provavelmente, uma das razões que leva- vam ao desperdício nas indústrias da época.
Ele retendeu, basicamente, reduzir o desper dício e aumentar a produtividade.
* Para Taylor as fabricas apresentavam três problemas básicos que deveriam ser solucionados.: Vadiagem sistemática dos operários; gerentes não conheciam os fluxos de operações das atividades e Métodos e técnicas de trabalhos não uniformes.
* Seu trabalho teve como foco o chão de fabrica (expressão utilizada para designar o conjunto de funcionários que executam tarefas produtivas na indústria, diferenciando-os daqueles cuja atividade é gerencial e administrativa) e a produção
* A operação fabril pode e deve ser um processo padronizado e planejado de modo a eliminar todo e qualquer desperdício de esforço humano e de tempo.
* As atividades eram divididas em tarefas e ensinadas aos empregados, surgindo então à idéia de treinamento.
* Taylor estabeleceu quatro princípios: do planejamento, do preparo, do controle e da execução.
* Como decorrência da aplicação dessas idéias, ocorre uma divisão do trabalho onde cada operário realiza uma única tarefa predominante, de forma repetitiva e predeterminada pela gerência. Assim, o trabalhador passa a ser cada vez mais especializado a desenvolver apenas uma parte do trabalho total. Isso fazia com que o operário produzisse mais e a empresa tivesse maior controle sobre seu desempenho
Basicamente, Taylor separou o trabalho mental, que seria responsabilidade da gerência, do trabalho físico, de responsabilidade do empregado. Para descrever as atribuições da gerência, Taylor estabeleceu quatro princípios: do planejamento, do preparo, do controle e da execução.
Seguidores do taylorismo
Frank Bunker Gilbreth
(1868-1924)