Teoria Geral da ADM
São José dos Pinhais
2014
Case Taylor x volvo
Na cidade de Detroit que se concentram as empresas Ford e General Motors, vem ocorrendo grandes problemas internos, o absenteísmo é um deles, que seria a principal razão da baixa da produtividade, e a falta de funcionários nas empresas. Os colaboradores alegavam a falta de motivação para trabalhar, o serviço era monótono e muita vezes levando a ter riscos a saúde, por fazer trabalho repetitivo e sem pausas.
As grandes empresas automobilísticas começaram a perceber a grande perda de funcionários e da produção, ficando preocupada com a grande concorrência, sabendo que a montadora Japonesa era totalmente ao inverso disso, mesmo tendo a linha de montagem que é o principal ponto do conflito com os colaboradores, conseguiam ter uma boa relação entre funcionário - empresa, assim sendo a maior fabricante de automóveis do mundo.
No século XX surgiu a grande solução para o sucesso da produção nas fabricas, por dois grandiosos americanos Frederick Taylor e Henry Ford.
Taylor deu a idéia de cronometrar o tempo gasto por trabalhadores em cada uma de suas ações, com isso seria possível prever quanto um bom operário demoraria em terminar seu serviço, com isso nascia um jeito dos empresários controlasse seus empregados, exigindo que eles dessem o máximo de si no dia-a-dia e cumprissem metas, sem perder tempo. Com esse método as empresas tiveram grande sucesso, pois a quantidade produzida por cada trabalhador cresceu, já os funcionários odiaram esse método, porque teriam que ser o mais produtivo possível, caso contrario perderiam o emprego para alguém com o perfil exigido. Já Ford era mais humano e zelava mais pelo bem estar dos colaboradores. Quanto a Taylor já era mais formal voltado para o crescimento econômico da instituição. Mas a maneira de pensar de ambos era bem parecida.
Henry Ford Foi o fundador da Ford Motor Company, criou sua primeira linha de montagem, o